Vaidade, um veneno disfarçado de "Perfeição"
O quê é vaidade?
"vai·da·de (latim vanitas, -atis): Qualidade do que é vão, inútil, sem solidez nem duração"
- Dicionário Priberam
A vaidade é um dos principais venenos nos dias de hoje. A palavra vaidade deriva do latim e quer dizer "vazio","oco". A partir disso já temos uma base para interpretação do que é vaidade. Ao contrário do que muitos pensam, a vaidade não é autocuidado. Estar sempre arrumado, usar maquiagem, roupas bonitas, etc., a beleza em si não é a raiz da vaidade, mas a razão de estar se "embelezando", esta é. Me arrumo não para mim, mas para mostrar aos outros como estou bem, como minha vida é extraordinária...
Uma pessoa extremamente vaidosa é aquela que quer sempre se mostrar aos outros, mostrar seus bens, suas conquistas, para que as pessoas a admirem e a invejem. A vaidade é característica daqueles que querem tornar as futilidades da vida, o diferencial a ser alcançado, apenas para aparecer ao mundo, sem se importar com sua essência como pessoa. Ou seja o vaidoso é uma pessoa vazia que vive apenas e em função das aparências.
Como ela nos afeta?
Apesar de ser muito parecida com o orgulho, a vaidade é algo mais "para fora". O orgulho, em sua má representação, é a estima elevada que tenho de mim mesmo, diante da qual me julgo melhor do que as outras pessoas. Refere-se mais à auto percepção, já a vaidade refere-se a percepção dos outros sobre mim. A imagem que eu quero de mim é criada a partir da atenção que me dão e isso me deixa a mercê de um personagem ilusório, distinto do meu eu real.Assim como nos medicamentos, a dose que ingerimos de vaidade vai definir se ela agirá como veneno no organismo. Em menor grau ela pode até ajudar a ter ânimo para auto melhorias, porém em casos de overdose, ela nos cega para falhas - escondendo por trás da "perfeição", a insegurança, a carência e o medo da solidão. Além disso, a tendência para sermos pessoas invejosas e arrogantes também é um possível efeito colateral.
Hoje nos tempos da internet, não é difícil perceber pessoas que diante das câmeras formam uma imagem e fora delas são completamente diferentes. Mas por que isso acontece? Muitos agem dessa forma por pura vaidade. Ser um personagem é mais importante que ser eu mesmo, por que podem não gostar de mim. E por isso eu crio maneiras para que gostem, mesmo que sejam absurdas.
>> Em uma de suas palestras professor Leandro Karnal explica de uma maneira bem humorada quais os efeitos da vaidade nos dias de hoje. Você pode conferir o trecho dela aqui.
Como lidar com a vaidade?
A principal consequência da vaidade é a confusão criada entre o mundo real e o imaginativo. Ao se criar uma imagem perante os outros tendemos a gerar identificação com aquele personagem, caindo assim na armadilha de narciso: nos apaixonamos por nossa própria imagem. Fazemos então da imagem nossa identidade e nos perdemos a partir daí.Mas, como nos mantermos fiéis a nossa identidade? Saber o que realmente se gosta é um excelente paliativo para isso, mas por si só pode levar a famigerada necessidade por aplausos. Uma saída oportuna então é possuir um propósito maior no que fazemos, tão maior que não haja espaço para esse eu infante que queira vir a mostra o tempo todo.
0 comentários